4 Mitos Sobre Saber Desenhar Que Você Talvez Acredite

desenhar

Saber desenhar é um dom? Sou velho ou novo demais para aprender a desenhar? Essa e muitas outras perguntas são feitas de quem está iniciando seu trajeto de desenhista.

Você sabia que acreditar em qualquer um dos mitos citados nesse artigo possa ser o que esteja lhe impedindo de se tornar um desenhista profissional? Pois é, acredite.

O objetivo desse artigo é lhe mostrar justamente isso. E por mais difícil que seja desenhar, a crença em qualquer um desses mitos dificulta ainda mais o seu processo de aprendizagem.

E se livrar dessas crenças é o primeiro passo para voce que deseja fazer parte desse hobbie.

Mito 1 – Desenhar Bem é desenhar Perfeitamente

Você certamente já ficou frustrado por tentar fazer um desenho e não ficar muito bom, acertei?

Para muitas culturas, desenhar é simular a realidade. E quanto mais realístico, melhor seria considerado o desenho.

Ao passar dos anos com a invenção da maquina fotográfica, por volta de 1826, parou-se de comparar desenhos com a realidade e passou a compara-los com fotografias. Isso por que, assim como os desenhos, as câmeras também capturam uma versão semelhante a realidade.

Mesmo a mis moderna câmera fotográfica não seria capaz de registrar a realidade como ela realmente é. E isso não a considera uma câmera ruim.

Assim são os desenhos. Mesmo não sendo perfeito não pode ser considerado ruim.

Não é necessário entender a realidade para criar seu estilo.

Todo estilo é uma modificação da realidade.

Não se prenda a esse mito de que para desenhar bem é desenhar perfeitamente. Desenhe o que voce gosta, o que lhe faz bem. Se voce quer saber como desenhar personagens, vá em frente, busque conhecimento.

Mito 2 – Voce é velho ou novo demais para aprender a desenhar

desenhar é bom.png

Você já deve estar cansado de ouvir falar que não existe idade para aprender algo novo. Mas muitos ainda possuem essa mentalidade. Por isso decidi incluir esse mito no artigo.

Frequentemente, desenhar é visto como uma brincadeira infantil.

Todas as crianças desenham, mas somente aquelas mais motivadas a continuar desenhando levam isso para o longo de suas vidas.

Se voce acredita nisso, saiba que esse pode ser o motivo que está lhe impedindo de realizar seu sonho.

Se voce continuar com essa mentalidade vai ser mais difícil quando tiver 20 anos, mais difícil ainda quando tiver 30, 40 ou 50 anos.

Desenhar não é uma habilidade que só pode ser desenvolvida na infância. Qualquer um pode, basta muita determinação e prática.

O que acontece é que quando voce envelhece fica mais crítico, e o desenho deixa de ser puro e divertido.

Voce deve aceitar que pode ser um artista melhor, é uma escolha sua e de mais ninguém.

Se é o que voce realmente quer, vai em frente, se arrisque, voce vai perder muito mais se deixar de tentar.

Mito 3 – Saber desenhar é um dom

Aposto quem um dia você já falou ou ouviu alguém dizer essas palavras: “Saber desenhar é um dom” e só as pessoas com esse dom seriam capazes de mostrar talento com o lápis e papel.

Falo por experiencia própria. Sei que esse é o mito mais destruidor de todos! Faz voce perder as esperanças logo no início, mesmo antes de voce tentar.

Seu subconsciente lhe diz a todo momento: voce não é talentoso, voce nunca será um bom artista, pare de tentar, isso não é pra voce, DESISTA, …

O mais importante é não esperar a habilidade de desenhar se desenvolver automaticamente. Isso nunca ocorrerá.

Em vez disso se dedique, estude e principalmente aplique tudo quilo que você aprendeu.

Mito 4 – Um bom artista sabe desenha qualquer coisa

eu desenho bem.png

Na verdade, ser um bom artista exige especialização. Isso por que se você tentar ser bom em tudo, o máximo que vai conseguir é se tornar razoável em tudo.

É importante sempre manter o foco em 1 tipo de desenho no inicio. Se gosta de desenhar personagens digitais, comesse por aí.

A especialização vai ser uma constante surpresa na sua trajetória. Você vai descobrir muito mais coisas ao longo da sua trajetória de artista.

Na verdade, o que você precisa, além de ter vontade de aprender é seguir um método.

Ter uma estrutura de aprendizado e seguir exercícios passo a passo desde p simples ao avançado com quem realmente intende do assunto.

Sem isso você vai ficar perdido com tantas informações desencontradas na internet e isso deixa qualquer um frustrado levando a desmotivação e por fim você desiste do seu sonho de desenhar.

 

Um Abraço,

Anúncios